Orientação Técnica – Tecnologia e Inovação

A Diretoria Regional de Ensino realizou nesta última sexta feira (06/03) e hoje (10/03) a O

, para cerca de 40 professores das escolas da região.

O objetivo desta OT foi refletir sobre as Diretrizes Curriculares do Componente e vivenciar todas as atividades propostas para o caderno do 1° bimestre.

Sob a responsabilidade da Dirigente Regional, Profa. Selênia S. Witter de Melo, a OT foi conduzida pelos PCNPs Henrique Fumis (Tecnologia), Marcos Menezes (Física), Leandro Otávio (Geografia) com o apoio dos PCNPs Orenci e Mayara, de Ciências da natureza

Os professores foram acolhidos com a atividade da Rede de Conexões. Em seguida discutimos sobre as concepções dos três eixos estruturantes do componente por meio da atividade Aldeia Criativa.

Na sequência as Diretrizes foram apresentadas utilizando se como estratégia a gamificação com o jogo Kahoot. Os professores responderam a 10 questões sobre o documento. Depois da dinâmica, foi apresentado em Power Point as respostas e os conceitos a serem estudados.

Na próxima atividade, professores divididos em grupos vivenciaram as demais atividades através da estratégia da Rotação por Estações. A Formação foi concluída com a atividade Programa-se.

Pudemos perceber que os professores conseguiram contextualizar melhor as atividades do Caderno e principalmente entender sobre a concepção pedagógica do Componente, ampliando sua visão sobre o alcance das atividades nas aprendizagens dos estudantes.