Orientação Técnica: Replanejamento 2018 e Implementação da BNCC

Para dar continuidade às ações de melhoria da qualidade da Educação Regional, a Professora Selênia Silvia Witter de Melo coordenou a Reunião de Replanejamento 2018 e Implementação da BNCC. O encontro que ocorreu no dia 18-07-2018 teve como objetivo subsidiar as equipes gestoras na organização e elaboração da pauta de Replanejamento Escolar e contribuir com a implementação da BNCC Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os diálogos aconteceram em dois momentos: no período da manhã, houve uma reunião centralizada na Diretoria de Ensino com Diretores, Vice-diretores PEF e Professores Coordenadores da Rede Estadual cujas discussões partiram da necessidade da recuperação contínua e a importância do acompanhamento da mesma pelo Professor Coordenador. Em seguida, os participantes elaboraram um plano de ação a curto, médio e longo prazo, instrumento imprescindível para que a aprendizagem dos alunos se consolide ainda mais, uma vez que as tomadas de decisões nortearão o trabalho docente do segundo semestre escolar.
No período vespertino, a reunião aconteceu na sala de eventos da Escola Estadual João Brembatti Calvoso. Estiveram presentes, além das equipes gestoras Estaduais, os Secretários Municipais de Educação e Gestores das Redes de Ensino Particulares de várias cidades da região: Andradina, Itapura, Murutinga do Sul, Monte Castelo, Guaraçaí, Clementina, São João do Pau D’Alho, Dracena, Pereira Barreto, ilha Solteira, Bilac, Col. Euclides da Cunha, Sud Mennucci, Mirandópolis, Tupi Paulista, Nova Independência, Castilho e Lavínia, totalizando 170 pessoas. Para iniciar o evento, a Dirigente Prof.ª Selênia Silvia Witter de Melo expôs ao público o quão necessário é conhecer e estudar os objetos de conhecimento de cada componente e destacou a importância de que haja a participação e contribuição dos membros escolares de Ensino na (re) elaboração das Referências Curriculares das instâncias Estadual e Municipal.
Em seguida, as equipes escolares presenciaram as proposições de Luiz Miguel – Presidente da UNDIME e Executor da Implementação da BNCC nos municípios. Nessa etapa, ele fez considerações sobre a BNCC e o que ela representa para a Educação Básica Nacional e para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao aluno atendido pelas redes de Ensino no Brasil. Após as proposições do Presidente da UNDIME, o  Articulador Regional de Colaboração União/Estado/Municípios – BNCCSP, Leandro Vitoriano traçou um percurso histórico mostrando ao Público o documento com o intuito de que os presentes se inteirassem do texto nele contido, assim como das “dez competências comuns” e as leis que regeram a implementação do documento no País, colaborando ainda mais para o sucesso da reunião. Para finalizar, os PCNPs da Diretoria de Andradina e, de Birigui a convite, explicaram suas áreas de conhecimento a partir da BNCC.