Orientação Técnica “Recuperação das Aprendizagens em Língua Portuguesa”

Orientação Técnica “Recuperação das Aprendizagens em Língua Portuguesa”

 

A recuperação das aprendizagens é um dos principais fatores do desenvolvimento das aprendizagens. Por essa perspectiva, os textos nunca dizem tudo: para se completarem, dependem da interpretação de quem os lê. Essa ideia, presente na maioria dos estudos mais recentes sobre o tema, não significa que o leitor seja livre para atribuir todos os sentidos que quiser. É aqui que entra o ensino: cabe ao professor fornecer indícios para a compreensão – algo essencial, ainda mais considerando que os estudantes são, em sua maioria, leitores em formação. E pensando nisso, a Dirigente Selênia Silvia Witter de Melo coordenou, juntamente com a equipe de PCNPs de Língua Portuguesa, a Orientação Técnica “Recuperação das Aprendizagens em Língua Portuguesa”. Uma reunião dinâmica que contou com os Professores da 3ª série do Ensino Médio. Dentre os temas discutidos no encontro, cito a discussão e estudo do material do aluno do São Paulo Faz Escola da referida série. Os Docentes puderam trocar ideias de como planejar suas aulas para o 4 º Bimestre a partir do texto sugerido pelo material “Primeiro de Maio” de Mario de Andrade, além disso, acessaram a plataforma classtools para elaborarem um jogo interativo sobre o texto dissertativo-argumentativo, também sugerido pelo mesmo material de apoio.