Orientação Técnica “O Lúdico e as Situações de Aprendizagem em Matemática”

A equipe de matemática, PCNP’s Ricardo Alexandre Verni e Silvânia Cintra, com o apoio da Dirigente Regional de Ensino Prof.ª Selênia Silvia Witter de Melo, promoveram a Orientação Técnica “O Lúdico e as Situações de Aprendizagem em Matemática” para professores de Matemática com aulas atribuídas nos 6ºs anos do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Regional de Andradina, realizada no dia 10 de maio de 2018 na Diretoria de Ensino. Teve como objetivo geral subsidiar os professores de matemática na prática de ensino, com atividades diversificadas e lúdicas norteadas pelo currículo oficial, a partir das situações de aprendizagens propostas no caderno de apoio São Paulo Faz Escola. Teve como fundamentação teórica a importância da ludicidade no ciclo intermediário, o estágio cognitivo de desenvolvimento operatório concreto, as atividades lúdicas, investigativas, exploratórias e a manipulação de materiais concretos, como subsídios para que os alunos sejam protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e produzam conhecimentos a partir da aula prática, do visual, das cores, das formas, das constatações e comparações, das medições, recortes, colagens e gincanas.