Orientação Técnica – Conviva

Orientação Técnica – Conviva

 

Em 17/01/2020, na Diretoria de Ensino Região de Andradina, estiveram reunidos: a Dirigente Regional Profª. Selênia Silvia Witter de Melo, Supervisores de Ensino, PCNP, Coordenadores pedagógicos, PEMEC e Professor da Sala de Leitura das Unidades Escolares jurisdicionadas a esta Regional, para Orientação Técnica CONVIVA SP .

Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.

O Programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE), além de atrelar ações proativas de segurança.

O CONVIVA SP é composto por projetos e ações articuladas entre Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; Proteção e Saúde; Segurança Escolar.

Objetivos principais:
● Estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e dirigentes no processo ensino-aprendizagem;
● Contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor;
● Contribuir para a melhoria de indicadores de permanência de aproveitamento escolar;
● Promover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual;
● Articular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência e saúde mental.