A formação continuada dos profissionais da educação constitui-se pilar primordial desta Diretoria que aprimora estudos com o intuito de que as novas metodologias cheguem até a sala de aula e despertem no estudante a curiosidade em aprender. Foi com essa intenção que o “I simpósio Regional Competências Socioemocionais atreladas às Metodologias Ativas” surgiu, pois não se pode mais ensinar sem pensar em desenvolver a empatia, o respeito mútuo, sem desenvolver o trabalho em equipe para resolver um problema do cotidiano, dentre outros fatores importantes da vida social. Nossa Dirigente, Professora Selênia Silvia Witter de Melo, cônscia da importância dessas competências para o bem-estar cognitivo e social dos nossos estudantes, coordenou nossas discussões, explanando a importância desse tema no século em que vivemos. O evento contou com a participação do coral “vozes da Arno Hausser”, uma apresentação belíssima, pois a maioria dos alunos são exemplos de um trabalho desenvolvido a partir de metodologias ativas em sala de aula. Além disso,  para exemplificar um modo de se trabalhar com agrupamentos e/ou ensino híbrido, tivemos oficinas de professores mostrando como se dão esses momentos de agrupamentos em sala de aula, com uso de tecnologias e métodos ativos, por exemplo.