Final do 4º Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro de Matemática – CEJTA

A Diretoria de Ensino de Andradina sob a coordenação da dirigente regional de ensino Profª Selenia Silvia Witter de Mello e da equipe do núcleo pedagógico realizou nesta terça-feira, dia 03 de dezembro a final do 4º Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro de Matemática – CEJTA que aconteceu nas dependências da Diretoria de Ensino de Andradina.

Participaram da competição 125 alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, das 23 unidades escolares estaduais desta regional, juntamente com 65 professores e coordenadores. Os estudantes vieram das cidades de Andradina, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Sud Menuci, Lavínia, Mirandópolis, Guaraçai, Murutinga do Sul e Nova independência.

As provas do campeonato foram divididas pela etapa escolar em que os alunos estão matriculados: Os alunos do 6º ano competiram no jogo “Brincando com Múltiplos e Divisores”; Já os alunos do 7º ano, jogaram o Matix; O jogo Mancala foi o desafio selecionado para os alunos do 8º Ano; Pentaminó foi jogado pelos alunos do 9º ano. Os

estudantes do ensino médio também competiram de acordo com a sua respectiva série, sendo que os estudantes da 1ª série participaram do jogo Rastros, enquanto os alunos da 2ª série jogaram o Zigue Zague e, os alunos da 3ª série competiram com o jogo Traverse. Houve muita aprendizagem, interação e diversão nesta manhã produtiva e significativa, que com certeza vai marcar a trajetória desses estudantes talentosos das escolas públicas.

Essa foi a culminância do projeto, última das quatro fases, que consistiu em: 1) formação dos docentes e alunos; 2) aplicação dos jogos em sala de aula para potencializar, incentivar e facilitar a aprendizagem de conceitos matemáticos; 3) fase escolar da competição e; 4) a fase final regional.

Além da diversão e interação entre os colegas, Esse projeto tem como objetivo potencializar a diversificação metodológica no processo ensino e aprendizagem da matemática, a criação de centro de interesse aos estudantes, o desenvolvimento de habilidades como por exemplo, os procedimentos operatórios de cálculo, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo, a empatia, e principalmente o favorecimento do protagonismo juvenil dos alunos na ação prática durante os jogos.