EE Francisco Schmidt Conquista 1º. Lugar na 5ª. Feira de Ciências das Escolas de SP

EE Francisco Schmidt Conquista 1º. Lugar na 5ª. Feira de Ciências das Escolas de SP

 

Tema sustentabilidade domina trabalhos da 5a Feira de Ciências

 

Mais de 200 projetos participaram da etapa estadual da 5ª Feira de Ciências das Escolas da São Paulo (FeCEESP), promovida pela Secretaria da Educação do Estado. E a preocupação entre os finalistas, escolhidos por uma banca de especialistas da secretaria, ficou evidente: sustentabilidade. Nesta edição, estudantes do 6º ano do ensino fundamental puderam criar projetos e se inscrever na categoria Júnior, ao lado de alunos do 7º, 8º e 9º ano. Alunos do ensino médio participam na categoria Master.

 

A categoria Master, composta por estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, também abordou a questão da sustentabilidade. O primeiro lugar ficou com o projeto da EE Cel. Francisco Schmidt, de Pereira Barreto, com Energia Solar Fotovoltaica em Escolas Estaduais, dos alunos Brenda Garcia de Lima e Rodrigo de Almeida Paixão. “Comparamos o gasto de energia elétrica da escola com o das nossas casas e vimos que o consumo na escola era muito alto. Notamos que a energia solar se encaixava muito bem na nossa região com a incidência de sol que temos”, explica Brenda.

Para Rodrigo, a principal vantagem seria a economia. “O gasto de energia da escola em 2016 foi de R$ 55 mil. Com as placas, seria possível uma economia de até R$ 48 mil, valor que poderia ser aplicado em outros projetos e até trazer benfeitorias para a escola”, exemplifica o estudante.