Alunos transformam escolas estaduais de Andradina em galerias de arte a céu aberto

Alunos transformam escolas estaduais de Andradina em galerias de arte a céu aberto

 

Estudantes pesquisaram sobre a vida e técnica utilizada por pintores renomados e pintaram muros

 Nove escolas estaduais da região de Andradina estão de cara nova. Os alunos do 3ª série do Ensino Médio das escolas João Brembatti Calvoso, Dr. Augusto Mariani, Francisco Teodoro de Andrade, Dr. Edgar Raimundo da Costa, Dr. Paulo Grassi Bonilha, Coronel Francisco Schmidt, Dona Noemia Dias Perotti, Cícero Castilho Cunha e Padre Anchieta pintaram os muros das unidades, transformando as escolas em verdadeiras galerias de arte.

Segundo o professor coordenador do Núcleo Pedagógico de Arte da Diretoria Regional de Ensino de Andradina, Fábio Francé, além de embelezar as escolas, o projeto Pintura Mural democratiza os espaços e transforma o currículo escolar em laboratório prático. “Os alunos saem das salas de aula e ‘botam a mão na massa’. Eles passam a ser agentes transformadores, se tornam parte da escola. Os jovens desenvolvem um sentimento de pertencimento, tanto que estão fiscalizando os muros para impedir que os colegas coloquem os pés”, comenta.

Antes de pintarem os muros, os estudantes pesquisaram sobre a vida e técnica utilizada por pintores renomados, como Tarsila do Amaral e Vincent van Gogh, e desenharam em papel ou tela para, depois, aplicar nas paredes. “O refinamento estético dos trabalhos é de nível acadêmico”, afirma o professor, orgulhoso.

De acordo com a professora Sonia Aparecida Villalon da Cruz, da E.E. Francisco Teodoro de Andrade, o entusiasmo dos alunos é nítido. “Percebe-se, claramente, que a arte passa a ter outro sentido para os alunos quando eles se tornam protagonistas e atuantes no desenvolvimento das atividades e estudos”, destaca.