ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SÃO VALORIZADOS EM SUAS POTENCIALIDADES
A professora Daniela Pereira, da EE Dr. Álvaro Guião, realiza com sua turma de estudantes, da Educação Especial, atividades em atendimento presencial e remoto, pois devido a situação de pandemia muitas famílias optam por manter os filhos estudando em casa. A professora elabora, de acordo com a avaliação de cada aluno, sequências didáticas com atividades que proporcionam aprendizado e avanço no desenvolvimento acadêmico, sempre respeitando as potencialidades dos estudantes.
Esse roteiro de atividades é retirado na escola pela família que, sob a orientação da professora, auxilia o estudante nos estudos em casa. A professora também realiza chamadas, por meio de aplicativo no celular, para falar com seus estudantes e tirar suas dúvidas.
Para os alunos que já retornaram às aulas presenciais na sala de Atendimento Educacional Especializado AEE a professora explica que o retorno no avanço da aprendizagem destes é bem maior pois, na escola, os recursos são muito diversificados: além das atividades impressas, os alunos contam com inúmeros jogos que, além de ampliar as possibilidades, trazem um prazer enorme na aprendizagem pois se aprende brincando e, claro, contam com o apoio de professor especializado.
A escola realizou, por meio de recursos do PDDE Federal, investimentos na aquisição de muitos jogos, recursos multifuncionais, caixa de som, computador, impressora e tablets que estão à disposição dos estudantes para garantir uma educação especial com qualidade.
O objetivo do atendimento educacional especializado não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças.
A escola tem uma forte parceria com a família e, humanizados, buscam a amplitude das possibilidades dos estudantes público-alvo da educação especial.