Orientação Técnica “Uso de jogos no ensino da Matemática”

A Diretoria de Ensino de Andradina, por meio dos PCNPs de Matemática e Química, professores Ricardo Alexandre Verni, Silvânia Cintra e Viviane Serafim sob a coordenação da Dirigente regional de Ensino professora Selênia Silvia Witter de Melo, realizou no dia 09 de junho na sede da Regional, a Orientação Técnica “Uso de jogos no ensino da Matemática”, em continuidade à formação iniciada no dia 17 de maio na UNESP de São Jose do Rio Preto. Tem como objetivo capacitar os participantes na utilização dos jogos de tabuleiros como recurso pedagógico para uma aprendizagem mais significativa nas aulas de matemática. Participaram da orientação os 08 Professores Coordenadores com formação em matemática, para que estes possam replicar a formação aos docentes de matemática nas ATPCs de suas respectivas Unidades Escolares, e para as equipes das demais escolas serão realizadas pelos PCNPs. A formação contou com a parceria da UNESP/ IBILCE por meio da Profª Drª Maria Aparecida que é coordenadora da ação CEJTA- Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro. Os participantes puderam vivenciar os jogos e explorar as regras, as possibilidades pedagógicas de aprendizagem de cada jogo e as potencialidades no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático articulado com as situações de aprendizagem do currículo oficial. Durante a orientação foram apresentados os jogos para serem desenvolvidos nos 9º.

anos do ensino fundamental e os jogos para as três séries do Ensino Médio. Esta ação terá continuidade com a replicabilidade da formação aos docentes em ATPC, a aplicabilidade nas aulas para o desenvolvimento do currículo, nas aulas de recuperação previstas no Projeto Novo Mais Educação e na participação dos nossos alunos no CEJTA.