Alinhamento de ações na Diretoria de Ensino Região de Andradina do Projeto Gestão Democrática

No dia 03 de abril, a equipe de Supervisores e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), sob orientação da Dirigente Regional Prof. Selênia Silvia Witter de Melo, da Supervisora Patrícia Amorim e da PCNP Kátia Mendes, realizaram estudos de alinhamento do Projeto Gestão Democrática.
Tendo em vista a meta 19 do Plano Estadual de Educação, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promove discussões sobre o aprimoramento da gestão democrática nas escolas da rede. O propósito da atividade é criar oportunidade para que as Escolas Estaduais de São Paulo reflitam, dialoguem e elaborem propostas concretas para mudar atitudes, procedimentos e regulamentos que promovam uma gestão cada vez mais democrática, inclusiva e participativa nas unidades de ensino e na rede.

A primeira etapa do Projeto Gestão Democrática, chamada de Diagnóstico ouviu 2.700 representantes de todos os públicos envolvidos na iniciativa sobre questões que envolvem gestão democrática e as instâncias de participação em suas escolas e na rede estadual. As discussões ocorridas nessas atividades subsidiaram a elaboração de um Questionário, posteriormente respondido por quase meio milhão de respostas.

Os Supervisores e PCNP’s, nesta etapa do Projeto, assumem a função de levar as orientações sobre a preparação e realização dos Encontros Locais para as escolas de sua responsabilidade, apoiando a equipe gestora e acompanhando a sua implementação.

A ideia do Projeto é unir todos os envolvidos – gestores, professores, servidores, estudantes, pais/responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoar Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres e ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.